Prototipação De Sistemas

Prototipação De Sistemas

Dentro das diversas fases do desenvolvimento ágil de software, uma etapa é fundamental na elaboração de um novo projeto: A prototipação.
A execução de protótipos pode ser comparada analogamente à um trabalho de arquitetura de projetos, no qual o protótipo está para um software tal qual uma maquete está para um prédio. Nesse sentido, entender essa etapa e sua importância para o resto do desenvolvimento, é fundamental para entender todo o trabalho de construção e desenvolvimento no geral.

Prototipação, ou prototipagem, é o processo em que são realizados modelos de teste de um projeto com o objetivo de facilitar o entendimento dos requisitos e apresentar primariamente os conceitos e funções do software que será desenvolvido. Um outro ponto importante da prototipação é que viabiliza o projeto sob duas óticas: A do desenvolvedor e a do usuário-cliente. A prototipação pode ser considerada como uma atividade de redução de riscos.

Nesse sentido, o processo se dá através de algumas etapas. Primeiramente, é preciso estabelecer os objetivos do sistema, em seguida, definir as funcionalidades, para depois desenvolver o protótipo e por fim, avaliá-lo. Dentro da metodologia de prototipação, existe a prototipação evolucionária e a descartável, e cada método se difere em sua abordagem. Na prototipação evolucionária, o objetivo é produzir um protótipo que será produzido e refinado até atingir o estágio final, já na prototipação descartável o objetivo é levantar os problemas com os requisitos a fim de descarta-los.

Os protótipos podem ser desenvolvidos e apresentados de três formas principais:

– Rascunhos e Wireframes   

Protótipos iniciais rápidos de se desenvolver ou modificar, tem o objetivo de validar os requisitos e regras de negócios eficientemente. Wireframes são úteis para visualizar cenários, fluxos e processos. Estes protótipos podem ser feitos em protótipos de papel, em mockups ou sketchs.

– Protótipos de visualização

Se dão através de programas de edição gráfica e tem maior apelo visual do produto sem exibir interações, são necessários em projetos que demandem de mais estética e usabilidade. Contudo, exigem mais tempo para implantar ajustes e melhorias ao projeto.

– Protótipos de interação

São representações mais fiéis e completas acerca do projeto e, tem em si a capacidade de demonstrar tanto as necessidades estéticas quanto os efeitos de interação, promovendo assim uma demonstração realista do projeto. É essencial para identificar problemas e oportunidades dentro dos requisitos, gerando menos riscos no desenvolvimento e lucro a longo prazo. Em contrapartida, demanda de uma equipe maior e de conhecimento técnico, além de despender muito tempo do desenvolvimento.

Logo, é preciso avaliar qual tipo de prototipação deve ser feita em concordância com as necessidades e benefícios inerentes ao projeto. A prototipação é um recurso importante pois é um meio rápido de demonstrar, testar e validar um conceito ou ideia, além de servir para dar ao usuário final uma dimensão concreta das capacidades do sistema. Dessa forma, tem se tornado cada vez mais um recurso comum e essencial para o desenvolvimento ágil de sistemas.